Resumo do Mês: Julho 2020

    Os termos mais pesquisados pelos brasileiros no Google e os principais acontecimentos do mês em uma rápida retrospectiva de julho de 2020.
capa-resumo-mes-julho-2020-tourtorial
Tempo médio de leitura: 20 minutos

Top 5 Google Trends julho 2020

    Os termos mais pesquisados pelos brasileiros em julho de 2020. Os termos estão na ordem de maior procura e escritos exatamente como pesquisados.

O que é julho 2020

  1. O que é cometa
  2. O que é ciclone bomba
  3. O que é terremoto
  4. O que é SISU
  5. O que é GF

Por que julho 2020

  1. Por que criar nota de 200
  2. Por que torço para que Bolsonaro morra
  3. Por que o bob esponja morreu
  4. Por que chaves vai sair do SBT
  5. Por que falamos português

Como fazer julho 2020

  1. Como fazer figurinhas animadas
  2. Como fazer camiseta tie dye
  3. Como fazer pagamento pelo Caixa Tem
  4. Como fazer grupo no instagram
  5. Como fazer o cartão cidadão

O que é cometa

    Cometa é um dos menores corpos do sistema solar que por vezes reflete a luz do sol em uma atmosfera difusa denominada coma e em alguns casos apresenta também uma cauda. Se diferem dos meteoros quanto aos efeitos luminosos, que nos meteoros se deve a combustão devido ao atrito com a atmosfera e não da reflexão da luz do sol.
cometa-neowise-com-meteoro-e-aurora-boreal
Diversos registros do cometa Neowise pelo mundo, essa foto de Donna Lach mostra o cometa (no canto inferior direito) um meteoro (na parte superior) e a aurora boreal no Canadá

O que é ciclone bomba

    Os ciclones são causados pela movimentação do ar em uma zona de baixa pressão atmosférica: o ar quente e úmido eleva-se para as camadas mais altas da atmosfera, enquanto o ar frio, mais seco e mais denso, desce para a superfície, provocando a redução da pressão atmosférica. No que diz respeito ao termo "bomba", a única característica explosiva dessas tempestades é sua queda veloz de pressão, o que determina qual será a potência da tormenta.
ciclone-bomba-sc-brasil
Formação do ciclone bomba no sul do Brasil

O que é terremoto

    Terremoto ou sismo, também chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra, é um termo do Latim “terrae motu” que significa movimento de terra, ocorrem devido a movimentação das placas tectônicas — grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre — e podem causar tsunamis — termo em japonês para grandes ondas no mar. A extensão dos danos causados por um terremoto é determinada por sua magnitude, calculado segundo a escala Richter que aumenta de forma logarítmica, de maneira que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior.
terremoto-china-2008
Terremoto na China em 2008

O que é SISU

    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), usado por instituições públicas de educação superior para selecionar novos estudantes pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O que é GF

    Abreviação de Good Fight (Boa Luta) em alguns jogos multiplayers. É geralmente empregado em sinal de respeito ao outro após uma luta/partida após um oponente/equipe derrotar o outro.

Por que criar nota de 200

    O Banco Central afirmou que a quantidade de papel-moeda em circulação ainda está adequada para as necessidades da população, mas decidiu agir preventivamente para um possível aumento de demanda. A nota de R$ 200 será cinza e ilustrada com o Lobo Guará. Surgiram diversos memes além da previsão em um episódio dos Simpsons: o 16º episódio da 25ª temporada que foi ao ar em 2014. Com o título "You Don't Have to Live Like a Referee" ("Você Não Precisa Viver como um Árbitro"), Homer se torna árbitro da Copa do Mundo e passa por diversos testes de suborno durante viagem pelo Brasil.

Por que torço para que Bolsonaro morra

    Depois que Bolsonaro testou positivo para o Covid-19, o jornalista Hélio Schwartsman da Folha viralizou um artigo com o título "Por que torço para que Bolsonaro morra" (07/07) onde no mesmo dia a AGU abriu um inquérito contra o artigo.

Por que Bob Esponja morreu

    Devido a uma tirinha não oficial que viralizou (28/07) nas redes sociais.

Por que Chaves vai sair do SBT

    Após 36 anos a Televisa notificou o SBT que a suspensão é devido a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos — quem detém a propriedade intelectual de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves que morreu em 2014, é o Grupo Chespirito comandado por Roberto Gómez Fernández — filho do Chaves. O último episódio exibido no SBT foi ao ar dia 31 de julho de 2020, e boatos sugerem que agora será exibido na Netflix.

Por que falamos português

    O Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. A língua portuguesa brasileira sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana). O tupi era a língua mais falada no Brasil até o século XVIII, quando o português foi imposto pela metrópole.

Resumo de julho de 2020

    Retrospectiva de julho de 2020 com os principais acontecimentos do mês.

    Começando o mês com novos alertas de ciclone tropicais (07/07), memes sobre a caixa de pandora devido a caixas misteriosas encontradas nas praias de Recife (01/07), com outro eclipse lunar penumbral (04/07) além do mau presságio com o "peixe do fim do mundo" encontrado no México (23/07) — segundo tradições visto antes de grandes abalos sísmicos. Não seriam poucas as bizarrices aleatórias que aconteceriam ao longo do mês: De terremotos em Paracambi RJ (12/07) ao cometa Neowise (07/07) que pôde ser observado do mundo inteiro além de diversos registros impressionantes de meteoros: meteoro em Tokyo (02/07), meteoro em Pernambuco (15/07), meteoro em Goiás (22/07) e um meteoro em Porto Alegre (24/07).
Bridger-Walker-salva-irma
Bridger Walker salvou sua irmã de um ataque de cachorro
    Essas caixas de pandora mais pareceram um tabuleiro de Jumanji, diversos animais dominaram os trends do Google durante o mês pois viralizou no Brasil o recurso do Google para ver animais 3D em realidade aumentada. Os animais foram: cobra, jacaré, coelho, leão, cavalo, tigre, dinossauro, urso, elefante, macaco, girafa, arara, panda, onça, gato e tubarão. Além de terem relação com realidade aumentada, diversas outras notícias acabaram ganhando destaque devido aos trends de alguns animais citados. Tubarão por exemplo esteve em duas manchetes: tubarão arranca menino de dentro de barco na Austrália (17/07) e o resgate de outro menino feito por um policial na praia dos EUA (20/07). Outra notícia que repercutiu foi de um garoto de 6 anos nos EUA que salvou a irmã mais nova de um ataque de cachorro, com grandes cicatrizes na bochecha o menino além de agraciado com o título de campeão honorário de boxe pela WBC foi parabenizado por diversas celebridades, dentre eles Chris Evans — o Capitão América nos cinemas — e Robert Downey Jr. — o Homem de Ferro também nos cinemas . No Brasil, Paulo Guedes foi mordido pelo próprio cachorro (02/07), Bolsonaro foi atacado por uma ema no Palácio da Alvorada (13/07) e, claro, um dos principais protagonistas animais do mês a naja que picou um estudante no Distrito Federal (29/07). A serpente é ilegal pois não existe naturalmente no Brasil, o rapaz ficou em coma porque não existia soro no Estado para esse tipo de cobra atípica no Brasil, e logo foram enviados todos os disponíveis para seu tratamento do Instituto Butantan. A família logo tentou se desfazer do animal ilegal abandonando-o perto de um shopping. Porém depois de voltar do coma, Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, foi preso acusado de tráfico de animais e exercício ilegal de medicina veterinária, tendo que pagar uma multa de 78 mil reais.
naja-picou-estudante
Estudante do Distrito Federal foi picado por uma naja e indiciado pro tráfico de animais
    A educação em julho de 2020 foi amplamente discutida, iniciando com a indicação de Renato Feder para ministro da educação (03/07) onde após inúmeras repercussões negativas mesmo entre aliados ele abre mão do cargo. Então Milton Ribeiro aceita o ministério da educação (10/07) e apesar de sua formação religiosa, em sua posse (16/07) defendeu o estado laico — conceito onde o poder do Estado é oficialmente imparcial, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Além do SISU 2020.2, Top 4 nos trends,  outro tema em alta no mês de julho de 2020 ligado a educação foi a votação do Fundeb (21/07) que aumentou a participação federal nos fundos em 23% até 2026 — Fundeb é um fundo especial de âmbito estadual vinculados à educação pelo art. 212 da Constituição Federal, formado na maior parte por impostos e transferências dos estados e municípios. A bancada governista tentou sabotar a votação no início da sessão, porém após constatar uma derrota inevitável a maioria mudou de opinião no último momento. Após a votação o presidente Bolsonaro se referiu como uma vitória do Governo em cima da esquerda, mesmo que os únicos votos contrários ao Fundeb fossem de deputados bolsonaristas, que depois sistematicamente foram sofrendo punições de seus aliados devido a repercussão negativa, como Bia Kicis que foi afastada da vice liderança do Governo (22/07). Em relação a educação o mês termina com o ex-ministro Abraham Weintraub sendo aceito na diretoria do conselho do Banco Mundial (30/07).

    Na área de saúde o mês inicia com Trump comprando 90% da produção de Remdesivir (01/07), o medicamento não é fabricado no Brasil e o preço por aqui deve ser bem alto, porém uma farmacêutica espanhola alega ter um medicamento mais eficaz (02/07) segundo um estudo sul coreano. Trump também anuncia a retirada oficial dos EUA da OMS (08/07), enquanto a OMS encera suas pesquisas com cloroquina e remédios de HIV (04/07) para o tratamento da Covid-19 por demonstrarem ser ineficientes. O Brasil também ganhou destaque mundial com a possível cura da AIDS (06/07) após um estudo inédito no país.
vacinas-covid-19
Diversas vacinas estão em teste no mundo inteiro, a mais avançada é a de Oxford a qual o Brasil tem parceria
    O mês de julho de 2020 porém foi marcado pelos avanços em relação as vacinas para a Covid-19, com os testes da vacina chinesa no Estado de São Paulo (06/07), os resultados promissores da vacina de Oxford (20/07) além de indícios de que a vacina BCG possa apresentar bons resultados contra a Covid-19 (27/07). O desenvolvimento das vacinas para Covid-19 foi palco de inúmeras disputas: após os anúncios promissores de Oxford, a Pfizer — uma farmacêutica americana — também anunciou avanços em suas pesquisas oque fez o presidente americano Donald Trump comprar todas as doses da vacina da Pfizer e da Biontech (22/07) até meados de 2021. Logo após o anuncio da Pfizer, na terça-feira (21/07), o Departamento de Justiça dos EUA denunciou que os dois hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre projetos de vacinas trabalhavam para o ministério da Segurança de Estado da China, embora este não tenha sido citado como motivo oficial, os EUA fecharam um consulado chinês em Houston (22/07) e logo a China se viu obrigada a retaliar fechando um consulado americano em Chengdu (22/07). Pouco antes Inglaterra também acusou a Rússia de espionagem em relação a vacina de Oxford (16/07), o embaixador russo negou as acusações e nenhuma medida tão drástica quanto a dos EUA e da China foi tomada. Porém a Rússia anunciou que regulamentará sua própria vacina já em agosto (29/07) apesar de, segundo a OMS, estarem atrás em relação a vacina de Oxford nos testes clínicos — boates sugerem pressão do presidente Vladimir Putin para acelerar as pesquisas em uma sutil corrida tecnológica para demonstração de poder. Em relação a vacinas de Covid-19 o mês se encerra com o Paraná negociando com a Rússia (26/07) além de firmar parceria com a China (29/07) para a produção de vacinas.

Sintomas Covid-19

Sintomas mais comuns:
  • febre
  • tosse seca
  • cansaço
Sintomas menos comuns:
  • dores e desconfortos
  • dor de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
  • dificuldade de respirar ou falta de ar
  • dor ou pressão no peito
  • perda de fala ou movimento

    Logo no início do mês, Bolsonaro testa positivo para Covid-19 (07/07) e inicia seu tratamento com cloroquina, fazendo eletrocardiograma 3 vezes ao dia e com acompanhamento médico 24 horas, mas mesmo assim termina o mês com mofo no pulmão fazendo tratamento com antibióticos. O jornalista da Folha Hélio Schwartsman viraliza nas redes sociais com o texto "Porque torço que o Bolsonaro morra" (07/07) Top 2 nos trends. Após Bolsonaro algumas pessoas diretamente ligadas a ele testaram positivo para o Coronavírus: os ministros Onyx Lorenzonni, o novo ministro da educação Milton Ribeiro (20/07), Michele Bolsonaro e o ministro de ciências e tecnologia Marcos Pontes. Dentre algumas vítimas da Covid-19 no mês: o jornalista José Paulo de Andrade (17/07), o músico e cineasta Sérgio Ricardo (23/07), jornalista e músico Rodrigo Rodriguez (28/07), o empresário e marido da apresentadora Alessandra Scatena Rogério Gherbali (30/07).
bolsonaro-inchado
Bolsonaro inchado após seu tratamento com cloroquina sugere também o uso de corticoides

Geopolítica

    Bolsonaro é denunciado em Haya (26/07) por genocídio devido a suas políticas em relação a pandemia de Covid-19, Gilmar Mendes havia usado o termo anteriormente para acusar os militares de se associarem a essas políticas. A ativista Greta Thunberg doa R$ 600 mil para Amazônia (20/07) e Bolsonaro se vê cada vez mais pressionado com a opinião internacional a respeito dos desmatamentos em seu Governo.
greta-thunberg-doa-600-mil-amazonia
A ativista Greta Thunberg doou parte de seu prêmio para o combate ao desmatamento da Amazônia
    Nos EUA os protestos antirracistas continuam por mais de 2 meses. Um grupo de manifestantes fortemente armados fez um ato em Lousiville (25/07), no estado americano do Kentucky. O retorno da NBA para a temporada 2019/20 (30/07) também foi marcado pelo apoio de diversos jogadores aos protestos. Porém o presidente americano Donald Trump, em seu discurso no dia da independência dos EUA (4/07) acusa as manifestações antirracistas de tentarem acabar com a história dos EUA. Em segundo lugar nas intenções de voto para as eleições americanas de 2020, Trump propõe de forma inédita adiar as eleições (30/07) devido a Covid-19. Kanye West também oficializou sua candidatura a presidência dos EUA (16/07) e apesar de constar somente com 2% das intenções de voto entrou nos trends do Twitter. Ao final do mês, a queda histórica do PIB dos EUA e da Alemanha (30/07) refletiu em previsões pessimistas também para o Brasil.

    No Brasil, em menos de 2 anos outro incêndio, dessa vez no museu em Minas Gerais (01/07) virou notícia internacional e junto com o incêndio na catedral de Nantes na França (18/07) reforçaram a necessidade de reformas nas medidas de segurança.

Na América Latina:
Na Ásia:

    Além da Covid-19 outras doenças se tornaram preocupantes em julho de 2020: mais um caso de ameba comedora de cérebros nos EUA (03/07), um novo vírus com potencial pandêmico é encontrado na China (30/06), um novo vírus com potencial pandêmico é encontrado no Brasil — H1N2 (12/07) e um surto de peste bubônica fez a primeira morte da doença em 2020 na região da Mongólia (15/07) — a peste bubônica ou peste negra é causada pela bactéria Yersinia pestis, geralmente pelo contato com pulgas infectadas. Os sintomas incluem: febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga, dores musculares, inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço e requer tratamento hospitalar urgente.

Corrupção

    A relação das operações lava-jato com o FBI (04/07) recebeu pedidos de investigação do deputado Paulo Pimenta, porém uma nova fase da operação se desdobrou durante o mês e vários setores do Governo se mostraram descontentes e temerosos. Com o futuro das operações incerto e sofrendo abalos durante o mês de julho de 2020, no início de agosto Fachin revoga decisão de Toffoli sobre o compartilhamento de dados da Lava Jato com a PGR (03/08).

Economia

    O mês foi marcado pelo ensaio de reabertura econômica pós-pandemia de Covid-19 em diversas partes do mundo com a flexibilização de quarentena e lockdown. Apesar do Brasil estatisticamente não demonstrar possibilidade de retomada segura, houve a reabertura parcial das fronteiras aéreas (21/07) — na mesma data, baloeiros invadiram o aeroporto internacional do Galeão para recuperar um balão trocando tiros com a polícia, e de forma cinematográfica fugiram de barco pela Baía de Guanabara. Também foi tema nacional a retomada do turismo na Ilha Grande (31/07) em Angra dos Reis apartir de 14 de agosto. Outros termos em relação a economia que estiveram nos trends de jullho de 2020: Serasa Limpa Nome (31/07), Calendário Bolsa Família 2020 (20/07), Imposto de Renda e PIS 2020 (16/07) — Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais tributárias devidas por pessoas jurídicas para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. Foram criados em 1970, durante o período da Ditadura Militar, mais precisamente no governo de Emílio Garrastazu Médici.

    Apesar de no mundo o Dólar enfraquecer durante o mês de julho de 2020, no Brasil se manteve acima de R$ 5,00, e atrapalhando ganhos reais quanto a exportação coloca mais uma vez em cheque a icônica afirmação de que "Dólar alto é bom" do nosso ministro da economia. Após ser citado em processos de investigação de fraude em fundos de pensão, Paulo Guedes em uma entrevista a CNN (05/07) comenta sobre 4 grandes privatizações que deverão ocorrer nos próximos meses, e além de entregar a proposta para reforma tributária (21/07) gerou polêmica ao comentar sobre um novo imposto similar a uma CPMF digital. Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil renuncia (21/07), segundo ele por entender que o banco "precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário". Novaes foi indicado ao cargo por Guedes em novembro de 2018 e ficou pouco mais de 18 meses na presidência do Banco do Brasil. O anúncio acontece em meio aos preparativos para o PIX, sistema instantâneo de pagamentos, e do open banking além do crescente interesse de vários países, dentre eles o Brasil, em elaborar moedas digitais — as criptomoedas, popularizada através do Bitcoin, são um conceito de valor que usam a tecnologia de blockchain.
bitcoin
Além do halving do Bitcoin mês passado, em julho diversos países anunciaram projetos de moedas digitais
    Várias personalidades como Elon Musk, Obama, Kardashian, Bill Gates e Jeff Bezos tiveram as contas do Twitter hackeadas em um golpe envolvendo Bitcoins (15/07) pouco tempo depois relatórios mostraram que os Bitcoins já estariam sendo lavados (18/07), oque levou a prisão do hacker de 17 anos nos EUA. Instabilidade nos aplicativos da Nubank e Picpay (08/07) após transferência do auxílio emergencial causou transtorno aos usuários, além de embates das empresas com a Caixa. Instabilidade também no Whatsapp (14/07) e no DNS da Cloudflare (17/07) que afetaram serviços como Discord, e jogos como League of Legends e Valorant, erros similares se repetiriam no Brasil no início de agosto com falhas no Registro.br (03/08).

Não existe sumir dinheiro de conta, principalmente em uma instituição financeira de 159 anos que é a Caixa Econômica
Claudio Salituro, vice-presidente de tecnologia do banco

    Julho de 2020 também foi marcado pelas greves dos entregadores de aplicativos (01/07), que em uma peculiar situação não querem uma regulamentação tão burocrática mas lutam por situações de trabalho menos precárias. Depois um novo protesto com a hashtag #BrequeDosApps contou o apoio de diversas personalidades, e terminou com a proposta de criação de uma cooperativa entre os entregadores (24/07).     Diversas datas comemorativas entraram nos trends em julho de 2020: dia do bombeiro (02/07), dia do chocolate (07/07), dia da pizza (10/07), dia do Rock (13/07), dia do cantor (13/07), dia do homem (15/07), feriado 9 de julho, dia de São Bento (11/07) — a cruz sagrada seja minha luz, dia do motorista (25/07) — que também é dia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e motoristas e também faz alusão ao dia do caminhoneiro (30/06), dia da avó (26/07) , dia do motociclista e do pediatra (27/07), dia do agricultor (28/07), dia do amigo e da amizade (30/07), dia do orgasmo — orgasmo é o momento em que o prazer na excitação sexual atinge o auge (31/07) . E apesar de ser só em agosto a campanha Natura dia dos pais que contou com a escolha de Thammy Miranda como um dos influencers (30/07) sofreu ataques transfóbicos, até mesmo com Silas Malafaia propondo um boicote a Natura nas redes sociais. Porém várias celebridades e jornalistas demonstraram apoio a campanha e mesmo com toda repercussão as ações da Natura aumentaram 12% durante a respectiva semana.
jogo-ghost-of-tsushima
O jogo mais aclamado do mês de julho de 2020: Ghost of Tsushima
    A Ubisoft entrou nos trends em julho de 2020, e além de oferecer Watch Dogs 2 grátis para PC anunciou os títulos: Watch Dogs Legion (29/10), Assassin's Creed Valhalla (17/11) e Far Cry 6 (18/02/2021). Quanto aos lançamentos, Ghost of Tsushima (17/07) foi o game mais aclamado do mês e na Netlix Barraca do Beijo 2, The Old Guard, Cursed e a segunda temporada de The Umbrella Academy marcaram as maiores estreias do mês.
    Várias personalidades foram manchete durante o mês de julho de 2020, dentre as principais: Felipe Neto que além de ser destaque no New York Times (15/07) foi alvo de fake news durante o mês acusando-o de pedofilia junto com diversos outros artistas. O desaparecimento e a confirmação da morte de Naya Rivera (13/07), a atriz interpretava Santana em Glee e se afogou após salvar seu filho de 4 anos. A demissão de atores da Globo (01/07) como Renato Aragão e Miguel Falabella, e as indicações ao Emmy de 2020 (28/07) — o evento está marcado para 20 de setembro. Foi uma época melancólica em relação aos memes: com a reação de Will Smith ao falar sobre uma traição (10/07) no programa Red Table Talk e a morte da bêbada de Curitiba (13/07), Stephany Rosa da Silva lutava contra o câncer desde 2018. A exibição de futebol no SBT, com o jogo Flamengo e Fluminense também rendeu bons memes nas redes sociais.

Expectativa para agosto de 2020

    Após tantos anúncios promissores a maior expectativa para o próximo mês é em relação as vacinas contra a Covid-19, especialmente da Rússia que prometeu vacinação em massa para outubro.

#TBT julho de 2020

    Julho de 2020 foi um dos meses mais produtivos pra mim. Estava me preparando para começar a faculdade em meados de agosto, porém o recesso foi prorrogado até o final de setembro. Terminei dois cursos online: introdução a Java e JavaScript. Além de terminar a leitura do livro "O Andar do Bêbado" de Leonard Mlodinow.
programacao-java-laptop
    Escrever é uma ótima maneira de perceber a passagem do tempo e melhor se organizar. E você como está? Compartilhe e deixe um comentário sobre como foi o seu mês de julho de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário