Resumo do mês: Junho de 2020

    Os termos mais pesquisados pelos brasileiros no Google e os principais acontecimentos do mês em uma rápida retrospectiva de junho de 2020.

capa-resumo-mes-junho-ciclone
Tempo médio de leitura: 22 minutos

Top 5 Google trends junho 2020

    Os termos mais pesquisados pelos brasileiros em junho de 2020. Os termos estão na ordem de maior procura e escritos exatamente como pesquisados.

O que é junho 2020

  1. O que é fascismo
  2. O que é amor
  3. O que é democracia
  4. O que é pansexual
  5. O que é primogênito

Por que junho 2020

  1. Por que madison square garden
  2. Por que George Floyd foi detido
  3. Por que o moço está vestido com um barril
  4. Por que as vezes tomamos choque ao encostarmos em uma superfície metálica
  5. Por que as estrelas possuem cores diferentes

Como fazer junho 2020

  1. Como fazer balão de papel
  2. Como fazer maça do amor
  3. Como fazer quentão receita
  4. Como fazer canjica de milho
  5. Como fazer vinho quente

O que é fascismo

    Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia, onde teve Mussolini da Itália como precursor (o canal Nostalgia do Felipe Castanhari publicou um vídeo a respeito que gerou polêmica com algumas inconsistências).

O que é amor

    Amor é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas.

O que é democracia

    Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

O que é pansexual

    Pansexualidade, omnissexualidade ou onissexualidade, é a atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero.

O que é primogênito

    É aquele que nasceu primeiro; o primeiro filho de um casal. Primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho.

Por que Madison Square Garden

    Madison Square Garden é “A arena mais famosa do mundo” — seu próprio slogam — é um emblema de Nova York, casa de momentos memoráveis seja no esporte, música, religião e no teatro.

Por que George Floyd foi detido

    George Floyd, um afro-americano acusado injustamente de usar dinheiro falso para comprar cigarros em 25 de maio de 2020, morreu quando um policial de Minneapolis Derek Chauvin se ajoelhou em seu pescoço durante oito minutos e quarenta e seis segundos.

Por que moço está vestido com um barril

    Foi um problema em uma charge publicada no brainly.

Por que as vezes tomamos choque ao encostarmos em uma superfície metálica

    Isso acontece quando o corpo humano está tão eletrizado que acaba descarregando a energia acumulada (conhecida como energia estática) no primeiro objeto condutor que aparece pela frente — Super Interessante.

Por que as estrelas possuem cores diferentes

    A cor de uma estrela, que pode variar desde de o branco azulado até o vermelho, nos informa basicamente qual é sua composição e sua temperatura — Galeria do Meteorito.

Resumo de junho de 2020

    Retrospectiva de junho de 2020, os principais acontecimentos do mês:

    Após a morte de George Floyd uma onda de protestos acontecem por todos os EUA. Tomando rapidamente proporções maiores que o caso de Rosa Parks que projetou o ativista político Martin Luther King Jr., porém a escalada da violência se torna preocupante com várias lojas saqueadas no início do mês, e até mesmo a Casa Branca — residencia oficial do Presidente americano — tem as luzes cortadas fazendo o Presidente Donald Trump passar a noite (01/06) em um bunker — bunker é uma estrutura fortificada, parcialmente ou totalmente construído embaixo da terra para resistir a projéteis de guerra.

manifestacoes-americanas-george-floyd-black-lives-matter
Protestos contra a violência policial ocorrem por todos os EUA

    Não foram poucas vezes que Trump ocupou as manchetes no mês de junho:

  1. Uma foto da estátua nua de Donald Trump correu a internet no início do mês como nudes vazados.
  2. A maior autoridade militar dos EUA pediu desculpas (11/06) por uma foto ao lado de Trump em ato durante as manifestações.
  3. No Twitter Trump retuita e depois apaga vídeo de apoiador gritando white power (saudação típica de supremacistas brancos americanos, pessoas a quem Trump já se referiu como pessoas legais).
  4. E Trump termina junho com um mandato de prisão expedido pelo Irã (29/06) pela morte de Qassem Soleimani no início do ano.

    George Floyd foi a gota d'água para o histórico de violência policial seletiva a um grupo étnico, iniciando um novo movimento contra o racismo, o Black Lives Matter (vidas negras importam) — racismo é o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia com superioridades e inferioridades genéticas entre raças ou etnias. Através das redes sociais, pessoas do mundo todo postaram uma imagem toda preta em solidariedade aos protestos na terça-feira (09/03), o Blackout Tuesday, e na quarta-feira (10/03) o Strike for Black Lives foi uma greve de 1 dia de cientistas do mundo inteiro para debater o racismo na ciência. A revista The Economist também trouxe na capa o legado de Floyd, que inspirou movimentos com episódios semelhantes na Índia e no Brasil: Miguel (02/06) — filho de empregada doméstica, o menino de 5 anos que caiu do 9º andar que aos cuidados da patroa de sua mãe o abandonou sozinho no elevador — e as filmagens da abordagem da polícia de São Paulo (12/06) a um negro que contrastou com uma abordagem no bairro nobre de Alphaville. Esses movimentos ganharam a simpatia de grupos antifascistas — grupos organizados contra regimes com elementos fascistas. O interesse de histórias com perseguições racistas aumenta a procura do livro "Diário de Anne Frank", escrito por Annelies Marie Frank uma alemã de origem judaica vítima do holocausto que relata sua perseguição na Holanda, que também virou uma série na Netflix #AnneFrank.

anonymous-op-operacao-robin-hood
Anonymous volta a usar uma conta inativa do twitter após 6 anos

    Com a explosão de tantos movimentos sociais, após 6 anos o grupo Anonymous volta a ativa ameaçando expor crimes de diversos políticos sobretudo americanos. Mas o Anonymous Brasil não fica só nas ameaças e libera informações sigilosas (02/06) e os cartões de crédito de Bolsonaro, seus filhos, apoiadores e até mesmo de Silvio Santos, oque inspirou uma nova Operação Robin Hood (30/06) com instituições bancárias como alvo. No cenário político nacional, no domingo (07/06) Olavo de Carvalho publica um vídeo ameaçando acabar com o Governo e processar Bolsonaro xingando diversos integrantes e apoiadores dentre eles o dono da Havan, que organiza uma vaquinha para ajudar Olavo a pagar a indenização de R$ 2 milhões para Caetano Veloso, porém empresários se negam a participar mas a iniciativa foi o suficiente para Olavo voltar atrás e reatar com o Bolsonarismo.

    E a confusão com os ministros do Governo Bolsonaro continua em junho:

  1. O Ministério da Saúde segue com o ministro interino General Pazuello e teve que lidar com a desistência do empresário Carlos Wizard (07/06) com medo de boicotes as suas empresas.
  2. Regina Duarte é exonerada do Ministério da Cultura (10/06) com pouco mais de 2 meses no cargo, dando lugar ao ator Mario Frias.
  3. Bolsonaro recria o Ministério da Comunicação (11/06) e em uma nova concessão ao centrão nomeia Fábio Faria — genro de Silvio Santos.
  4. O assassinato do advogado Igor Martinho Kalluf (12/06) que denunciou e pediu a prisão do agora ex-ministro Sérgio Moro em 2019.
  5. O ministro Abraham Weintraub, que após algumas polêmicas e adiando o SISU 2020.2 (programa que usa notas do ENEM para acesso a universidades), sai do Ministério da Educação mas antes usa o passaporte diplomático para entrar nos EUA a espera da nomeação para um cargo no Banco Mundial onde irá ganhar 4 vezes mais do que como ministro.
  6. Com o Ministério da Educação vago, o professor Carlos Decotelli é nomeado no Diário Oficial para o cargo (25/06) porém devido a inúmeras inconsistências em seu currículo pede demissão em menos de uma semana (30/06) e comenta que com brancos não há problemas com imperfeições no currículo.

    Em meio a tantas trapalhadas, o diplomata — representante oficial de um país junto ao governo de outro — e ex-embaixador Rubens Ricupero classifica como inédita a decisão da Câmara dos Deputados dos EUA ser contra a qualquer acordo comercial com o Brasil (03/06), não sendo confirmado se foi alguma retaliação devido aos novos swaps cabiais de Paulo Guedes (onde boatos sugerem lucros de até R$ 500 bilhões) pois, apesar de não entrar em vigor, a taxação do aço brasileiro anunciado por Trump meses atrás teria o mesmo motivo. Ainda em relação a economia: a 14ª edição (04/06) do Dia Livre de Impostos — um protesto que propõe a venda de produtos e serviços sem a incidência de impostos realizado todos os anos contra a alta carga tributária e o mau uso do dinheiro público  — bate recorde com mais de 1 milhão de acessos, pois devido a pandemia o protesto foi inteiramente online com os descontos de até 70% em determinadas lojas. O secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida pede demissão (15/06), sendo um dos cargos mais importantes na pasta de economia que terá como sucessor Bruno Funchal. Paulo Guedes termina o mês anunciando mais 3 parcelas do auxílio emergêncial (30/06) e a unificação de diversos programas sociais no programa de renda universal chamado Renda Brasil.

    A Polícia Federal apurou diversas operações durante o mês de junho:

  1. As fraudes nos hospitais de campanha do Rio de Janeiro que iniciaram o processo de impeachment de Wilson Witzel (10/06).
  2. A prisão de Sara Winter (15/06), sendo investigada no inquérito das fake news, ameaça ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e atos antidemocráticos em um grupo armado.
  3. E também a prisão de Fabrício Queiroz (17/06), ele é investigado no esquema de rachadinhas na Alerj.

    Mas nem tudo são notícias ruins, Bolsonaro foi ao Ceará e inaugurou um trecho da obra de transposição do Rio São Francisco (26/06) e houve o anúncio da parceria brasileira para a produção de uma nova vacina contra o Coronavírus (27/07).

vacina-covid-19-coronavirus-cura
Brasil fecha parcerias com duas vacinas para o novo coronavírus

    Essa parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca e com a Universidade Oxford é para a produção da melhor vacina até o momento, segundo a OMS. Embora ainda não tenham terminados os testes clínicos, a Fiocruz estima uma produção de 40 milhões de doses por mês, o Estado de São Paulo também firmou parceria com um laboratório chinês (12/06) para a produção de outra vacina. O Brasil é uma boa referência para parcerias pois além contar com um amplo sistema de saúde público hoje é o segundo país mais afetado pela pandemia do Coronavírus — uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. Apesar de contar com um sistema de saúde pública robusto, a falta de adesão a quarentena fez o Presidente Donald Trump criticar o Brasil e a Suécia (05/06) dizendo que se seguissem seus exemplos hoje os EUA poderiam estar na faixa de 2 milhões de mortos. Na terça-feira (09/06) a OMS retificou um pronunciamento onde dizia que pacientes assintomáticos não transmitem a doença — assintomáticos são pessoas que não apresentam sintomas. Porém pacientes pré-sintomáticos, antes de apresentar os sintomas, já são capazes de transmitir o vírus. A confusão foi gerada porque alguns setores acharam que foi uma sinalização para a reabertura do comércio e fim da quarentena. O mês de junho foi tomado por campanhas de conscientização sobre a saúde mental durante a quarentena de Covid-19, pois há um desgaste psicológico por conta de longos períodos de isolamento. Outro estudo de Oxford (16/06) apontou que a dexametasona foi a primeira droga a apresentar resultados positivos contra a Covid-19.

    Enquanto isso, voltando ao Brasil, Bolsonaro promete uma reunião com o ministério da saúde a uma senhora que diz ter viajado de Santa Helena no Paraná com a cura do Coronavírus: alho para a reposição de enxofre (08/06) — O enxofre ou súlfur é um dos seis elementos químicos fundamentais para a vida na Terra, com o símbolo S, número atômico 16 e massa atômica 32 u. Apesar de tudo, essa não foi a maior vergonha do mês em relação a Covid-19, Bolsonaro incentiva seus apoiadores a invadir hospitais (12/06) para conferir se os leitos realmente estão ocupados, após censurar o número de mortos na tentativa de manipular os dados da Covid-19. Com o Presidente exigindo que o número diário de mortos pelo Coronavírus fique abaixo de mil foi formado um consórcio de veículos para apurar e divulgar os números reais, mas após a repercussão mundial negativa e uma decisão do STF o Governo volta a divulga-los. No Twitter (09/06) houve muita especulação dos motivos que levaram Renata Vasconcellos a se afastar do Jornal Nacional, alegando motivos pessoais e não ter relação com a Covid-19 e que em breve retornaria ao jornal. Porém um dia depois um homem invade a sede da TV Globo armado com uma faca e faz a repórter Marina Araújo de refém (10/06) e exige falar com Renata Vasconcellos pois era aniversário dela, o homem se rende pouco depois que ela chegou ao estúdio. Dentre as celebridades brasileiras vítimas da Covid-19: 1) A cantora gospel Fabiana Anastácio que morreu na quinta-feira (4/06). 2) O cantor, compositor e gaiteiro gaúcho Porca Véia (12/06).

    Algumas doenças também estiveram em alta nas pesquisas no mês de junho:

  1. Escoliose — é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras.
  2. Trombose — trombo é um coágulo, parcial ou total, que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Grafada de maneira errada durante as pesquisas como "trambose", ficou em alta devido a cantora Anitta ter sido internada (25/06) preocupando fãs.
  3. Ebola — devido a um novo surto na África (03/06) — é um vírus que provoca hemorragias intensas, falência de órgãos e pode levar à morte.
coreia-norte-explode-escritorio
Coréia do Norte explode um escritório que mantinha acordos diplomáticos com a Coreia do Sul

    Algumas outras notícias de junho na geopolítica:

  1. Na terça-feira (16/06) um conflito na fronteira entre China e India com 20 mortos aumenta a tensão entre os dois países detentores de armas nucleares.
  2. No mesmo dia a Coréia do Norte explode um escritório construído para manter o armistício com a Coréia do Sul — armistício (sinônimos de trégua e indúcias) é o acordo que suspende temporariamente as hostilidades entre os lados envolvidos numa luta, disputa ou guerra.
  3. O Banco da Inglaterra se recusa a devolver 31 toneladas de ouro da Venezuela (21/06) alegando que não reconhece a autoridade de Nicolás Maduro como presidente, que requisita o ouro para arrecadar fundos para combater a Covid-19.
  4. Países europeus detectaram um aumento misterioso nos níveis de radiação ao final de junho (29/06) apesar do temor de uma nova Chernobyl, os níveis são baixos e a Rússia afirmou não ser responsável.
ciclone-bomba-extratropical-santa-catarina-sc-brasil
Ciclone extratropical em Santa Catarina

    Quanto a eventos e desastres naturais junho não decepciona:

  1. começando com um eclipse lunar no início desse mês (05/06).
  2. Mas logo, nas redes sociais, Pragas do Egito entra rapidamente nos trends quando uma nuvem de gafanhotos chegaram na Argentina após devastar lavouras inteiras no Paraguai (23/06) avançando próximo a fronteira com o Brasil.
  3. Além da nuvem de gafanhotos, uma nuvem de poeira do deserto do Saara apelidada de Godzilla se aproxima das Américas (24/06) apesar de recorrente em 2020 o fenômeno foi intensificado.
  4. Também na terça-feira (23/06), junto aos gafanhotos, um terremoto no México de 7,5 graus alerta a possíveis tsunamis.
  5. E no final do mês (30/06) um ciclone bomba atingiu o Brasil deixando 10 mortos no sul do país, depois o ciclone extratropical acabou voltando para o alto-mar.
homem-pateta
Imagem do perfil do Homem Pateta nas redes sociais

    Nas redes sociais em junho:

  1. No início do mês, boatos envolvendo uma foto do corpo congelado de Michael Jackson logo foram desmentidos. Apesar disso, 25 de junho também é a data de falecimento de Michael.
  2. A vitória de Amanda Nunes sobre Felicia Spencer (07/06) a consagra cada vez mais no hall da fama do MMA. Apesar do reconhecimento de Dana White colocando-a em seu Monte Rushmore com os melhores da história do UFC, Cris Cyborg se revolta devido ao baixo valor de sua bolsa depois da vitória.
  3. O ônibus do filme "Natureza Selvagem" foi retirado do parque do Alaska (19/06) pois muitas pessoas se arriscavam e até morriam tentando acessá-lo.
  4. PC Siqueira é investigado sob acusação de pedofilia (10/06).
  5. Morre o ator britânico Ian Holm (19/06), famoso por interpretar Bilbo em "Senhor dos Anéis"
  6. Na quinta-feira (25/06) Lacombe pede demissão da Band devido a posição política. E o SBT já estaria sondando o jornalista para fazer parte de sua equipe.
  7. Foi preso na Itália o homem patenta (30/06), autor das fotos do personagem utilizadas nos perfis de redes sociais que segundo boatos estimulam suicídio. O caso inspirou a criação de diversos perfis, dentre eles o de um adolescente de 12 anos que fingia ser o homem pateta (10/07) para assustar seus colegas. O polêmico número 4052-7326 que também se popularizou acabou sendo associado a figura do homem pateta mesmo sem confirmação.
  8. Grandes lançamentos do mês de junho: Os jogos Valorant (02/06) e The Last of Us 2 (19/06), e a temporada final da série Dark no Netflix (27/06).
bandeirinha-balao-sao-joao
Balão e bandeirinhas de São João

    Quanto as datas comemorativas, o mês de junho é famoso pelas festas juninas e a alta procura de como fazer bandeirinhas e balão de São João (Top 1 dos trends como fazer). A Quina de São João (27/09) também entrou nos trends e pagou R$ 152 milhões a 5 vencedores. Junho é o mês dos namorados (12/06) aumentando a procura por frases e mensagens de feliz dia dos namorados, como fazer muda de rosa além de aproveitarem São João para aprender a fazer coração e envelope de papel. Também alcançaram os trends o dia do meio ambiente (05/06) e Corpus Christi (11/06) — Corpus Christi significa Corpo de Cristo, é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Além de ser o início do inverno (20/06), seria também o mês da parada LGBT (14/06), que acabou sendo adiado para 22 de novembro. Apesar disso alguns termos relacionados estiveram em alta nas buscas:

  1. Oque é pride — é a tradução de orgulho do inglês
  2. Oque é intersexual — é uma pessoa que naturalmente, ou seja, sem qualquer intervenção médica, desenvolve características sexuais masculinas e femininas.

Meu #TBT de junho de 2020

    Junho foi o mês que tirei para atualizar o template do blog, além de atualizar uma das minhas principais publicações, como criar bons hábitos com conceitos de cronobiologia, e finalmente terminar minhas pesquisas em relação a meta-aprendizado compilando tudo em um único método que em breve estarei publicando. Além da espectativa da última temporada de Dark na Netflix que maratonei na estréia, e depois de tantas indicações acabei maratonando também Máfia dos Tigres, renomeado no Brasil para Tiger King o mesmo título em inglês.

dark-serie-netflix
A série Dark chega ao fim com a 3ª temporada

    Escrever é uma ótima maneira de perceber a passagem do tempo e melhor se organizar. E você como está? Compartilhe e deixe um comentário sobre como foi o seu mês de junho de 2020.

4 comentários:

  1. Átila, você está de parabéns! Excelente conteúdo, excelente dissertação! Meus parabéns! Uma sugestão de tema é o que esperar para o próximo mês...

    Caio Barros

    ResponderExcluir