Como Fazer um Resumo ou uma Resenha em 4 passos

    Você sabe a diferença de Resenha e Resumo? A necessidade de fazer resumos ou resenha de textos começa na escola. Entenda a diferença dos dois e aprenda a faze-los da maneira mais rápida possível em quatro passos.

capa-como-fazer-resumo-resenha-4-passos
Tempo Médio de Leitura: 4 minutos

Oque é um Resumo

    É apresentar de forma mais sucinta, com menos palavras e orações, outro texto. Porém deve-se manter o conceito e as conclusões do texto original.

Oque é uma Resenha

    É uma descrição breve mas detalhada de algo sob uma perspectiva crítica dando a própria opinião, pode ser de um texto por exemplo, um filme, uma peça de teatro, etc.

Qual a diferença entre resumo e resenha

    A diferença básica entre resumo e resenha é que a resenha apresenta algum ponto de vista crítico enquanto o resumo se mantém fiel as idéias e conceitos do texto ou fonte original.

Porque fazer um Resumo ou Resenha

    O principal objetivo é apresentar o assunto de forma breve, e no caso da resenha ainda dar a própria opinião a respeito. São muitas as necessidades de se usar e aprender a fazer bons resumos, como facilitar e reforçar a compreensão ou para agilizar uma revisão ou apresentação.

Como fazer um Resumo

  1. Leia e releia o texto
  2. Organize e marque as idéias principais
  3. Escreva o resumo
  4. Releia e rescreva o resumo

Leia e releia o texto

    Só existe um bom resumo se você compreender bem o texto original, e para isso você terá que ler o texto no mínimo duas vezes. Com alguma prática você até pode achar que consegue resumir o texto desde a primeira leitura, ás vezes até é possível, porém você perderia algumas chances interessantes de saltar e unir orações e idéias semelhantes em uma estrutura melhor.

Organize e marque as idéias principais

    Faça uma nova leitura mas agora sublinhe ou anote os termos principais e as orações essenciais, essa é a parte mais importante na elaboração do resumo. Lembre-se que o resumo precisa manter o conceito e as idéias principais do texto original.

Escreva o resumo

    A estrutura mínima de um bom texto são 3 parágrafos: A apresentação, o desenvolvimento e a conclusão. Mas nem sempre um resumo pode ser simplificado assim, logo organize o texto em tópicos com um fluxo de idéias que se complementam até chegar no último parágrafo, a conclusão.

Releia e rescreva o resumo

    Essa é etapa que melhora a qualidade do seu texto. A rescrita é a principal técnica de bons escritores, que consiste basicamente em simplificar o texto para uma leitura mais agradável. A rescrita tira uma enorme vantagem se a produção do texto for digital, podendo ser editados facilmente. Para textos escritos a mão, é necessário uma atenção redobrada nas etapas iniciais antes de começar a escrever se não quiser rescrever todo o texto novamente.

Como fazer uma Resenha

    A resenha é muito similar ao resumo e você pode aproveitar a estrutura do resumo acima como base e depois adicionar sua opinião em cada tópico ou somente no parágrafo final, como preferir. Mas lembre-se que um bom texto consegue manter um fluxo de idéias progressivas e claras para uma leitura agradável. Se o texto estiver muito longo é melhor que cada opinião esteja junto ao próprio tópico, e incluir uma opinião generalizada no parágrafo final.

Oque, Por que e Como?

    Essa é apenas uma dica final, se o seu resumo responder claramente essas perguntas então ele definitivamente é um bom resumo. Lembre-se que um texto nada mais é do que um conjunto de informações e idéias sendo repassado ao leitor. O estilo, os modos, se é poético ou não são apenas detalhes extras que muitas das vezes até dificultam a compreensão. Consulte essa publicação para mais dicas de escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário