Como Fazer um Resumo ou uma Resenha em 4 passos

  A necessidade de fazer resumos ou resenha de textos começa na escola. Para facilitar e reforçar a compreensão, para agilizar uma nova consulta ou acelerar a perspectiva do próximo em relação a uma pauta, são muitas as necessidades de se usar e aprender a fazer bons resumos. Mas você sabe a diferença de Resenha e Resumo? Entenda a diferença dos dois e aprenda a faze-los da maneira mais rápida possível em quatro passos:
capa-lapis-e-borracha-texto





  • Resumo
    É apresentar de forma mais breve e dinâmica, com menos palavras e orações, qualquer outro artigo. Porém mantendo o conceito e as conclusões gerais do artigo original.
  • Resenha
    É uma descrição breve mas detalhada e seletiva sobre algo — um texto por exemplo, afim de apresenta-lo sob a perspectiva crítica do autor da resenha.

  • Logo, a diferença básica entre resumo e resenha é que a resenha apresenta algum ponto de vista crítico enquanto o resumo se mantém fiel as idéias e conceitos do texto ou fonte original.

    Tempo Médio de Leitura: 4 minutos

    Como fazer um Resumo em 4 Passos

    1. Ler e reler o texto
      Só existe um bom resumo se você compreender bem o texto original, e para isso você terá que ler o texto no mínimo duas vezes. Com alguma prática você até pode achar que consegue resumir o texto desde a primeira leitura, ás vezes até é possível sim, porém você poderia perder algumas chances interessantes de saltar e unir orações ou idéias semelhantes em uma estrutura melhor no resumo.
    2. Organizar e marcar as idéias principais
      Fazer uma nova leitura, mas agora sublinhar ou anotar os termos principais e as orações essenciais é a parte mais importante na elaboração do resumo. Lembre-se que o resumo precisa manter o conceito e as idéias principais do texto original.
    3. Escrever
      A estrutura mínima de um bom texto são 3 parágrafos: A apresentação, o desenvolvimento e a conclusão. Mas nem sempre um resumo se simplifica somente em 3 parágrafos, logo organize o texto em tópicos com um fluxo de idéias que se complementam até chegar no último parágrafo, a conclusão.
    4. Reler e Rescrever
      Essa é etapa que melhora a qualidade do seu texto. A rescrita é a  principal técnica de bons escritores, que consiste basicamente em simplificar o texto para uma leitura mais agradável. A rescrita tira uma enorme vantagem se a produção do texto for digital, podendo ser editados facilmente. Para textos escritos a mão, é necessário uma atenção redobrada nas etapas iniciais antes de começar a escrever se não quiser rescrever todo o texto novamente.

    Como fazer uma Resenha

     A resenha é muito similar ao resumo e você pode aproveitar a estrutura do resumo acima como base e depois adicionar sua opinião em cada tópico ou somente no parágrafo final, como preferir. Mas lembre-se que um bom texto consegue manter um fluxo de idéias progressivas e claras para uma boa leitura, se o texto estiver muito longo é melhor que cada opinião esteja junto ao próprio tópico, e incluir uma opinião generalizada no parágrafo final.

    Oque, Por que e Como?

     Essa é apenas uma dica final, se o seu texto responder claramente essas perguntas então ele definitivamente é um bom texto. Lembre-se que um texto nada mais é do que um conjunto de informações e idéias sendo repassado ao leitor. O estilo, os modos, se é poético ou não são apenas detalhes extras que muitas das vezes até dificultam a compreensão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário