Como Fazer um Mapa Mental em 4 passos

    Você sabe como fazer um mapa mental? Aprenda esse método de anotações ágil que ficou muito popular na internet nos últimos anos.

capa-como-fazer-mapa-mental-4-passos
Tempo Médio de Leitura: 3 minutos

O que é um Mapa Mental?

    Mapa mental é uma técnica de resumos criada no final da década de 1960 pelo escritor inglês Tony Buzan. Ele percebeu que o cérebro retém um número limitado de imagens e palavras-chaves, e utilizando o princípio de pensamento radiante faz uma associação entre eles. Então, de modo mais intuitivo e baseado no jeito que o cérebro irradia as memórias, as anotações partem do centro da folha utilizando setas e cores para derivar entre palavras-chaves e imagens do assunto.

Porque fazer um Mapa Mental

    Um mapa mental é apenas uma maneira de criar anotações e resumos. Diversos canais no Youtube utilizam dessa técnica de maneira animada para organizar seus conteúdos, dentre eles o Nerdologia com Atila Iamarino e Felipe Figueiredo e também o Descomplica.

Prós: Devido a sua natureza dinâmica e caricata, se torna uma ótima técnica para tomar anotações em tempo real durante uma palestra por exemplo. Com um esboço bastante ágil, rico em associações e imagens estimula mais o cérebro do que apenas letras ou listas.

Contras: Pelo fato de ser um resumo bem personalizado, muitas vezes ele acaba sendo intuitivo apenas para a pessoa que o criou. Mapas mentais quando muito longos são difíceis de decifrar, ficando mais desorganizados tiram totalmente a intuitividade dessa técnica. Logo, se o assunto for muito extenso um mapa mental pode não ser a melhor opção.

Como Fazer um Mapa mental

  1. Comece no centro da folha com o título do assunto. Pode ser um desenho que lembre e estimule a memória também.
  2. Puxando setas derive sobre os assuntos dentro do tema, sempre que puder use cores também pois quanto mais associações mais facilmente o cérebro vai ligar as informações.
  3. Tente deixar o mais resumido possível, mas não corte muitos detalhes. Busque usar uma ordem cronológica ao revisitar cada assunto.
  4. Dica Pessoal: Além da ordem cronológica e das cores, nosso cérebro está mais adaptado para receber informações no modo de uma história. Você pode criar um pequeno roteiro e fazer um personagem passear entre as localidades, enfrentando vilões ou encontrando amigos.
Exemplo-mapa-mental

    Existem várias ferramentas online para a criação de mapas mentais também, dentre elas o iMindMap do próprio criador Tony Buzan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário